• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

Dinâmica em grupo dá start nos estudos sobre atitude empreendedora na disciplina de Tecnologia e Estratégia do Colégio Sinodal.

“Vai lá e faz acontecer”. É com esse espírito que os alunos do 9º Ano do Colégio Sinodal de São Leopoldo iniciaram o ano na disciplina de Tecnologia e Estratégia, ministrada pelos professores Jorge A. Jardim Jr. e Natália Mosmann Dametto. Já no primeiro dia de aula eles participaram da dinâmica Torre de Marshmallow, um desafio em grupo com tempo cronometrado de 20 minutos, com um objetivo: criar a estrutura mais forte e mais alta que suporte no topo um marshmallow. A regra? O marshmallow teria que chegar inteiro no topo.

A partir daí o show acontece e um leque de oportunidades de aprendizagem se abre para esses alunos. O Professor e Coordenador de Tecnologia e Estratégia da escola, Jorge A. Jardim Jr, explica que no 9º Ano eixo norteador é empreendedorismo, onde é trabalhado com os estudantes o conceito de ter atitude de ir lá e fazer as coisas acontecerem. “Não o empreendedorismo de negócios, mas sim a atitude empreendedora, que é quando tu identificas um problema, tu procuras uma solução. Trabalhamos com eles a identificação de problemas, a criação de soluções, como elas vão impactar as pessoas e os seus possíveis desdobramentos. Sempre em grupo, de forma colaborativa. Batemos muito na tecla de que o empreender é sobre tu ter pessoas juntos, com diferentes visões, diferentes dificuldades, diferentes culturas, pois assim tu terás uma solução muito mais rica”, detalha o Coordenador Jorge.

A reflexão que os professores fazem com os alunos ao final da dinâmica é praticamente uma lição de vida. “Percebemos que muitos deixam o principal problema, no caso o marshmallow, de lado e focam apenas em criar estruturas enormes e complexas, estilo Torre Eiffel, e quando colocam o marshmallow no topo, essa estrutura não suporta e a atividade acaba não tendo êxito. Muitas vezes acabamos deixando nosso principal problema de lado e não focando no que realmente é o mais importante: que seria manter o marshmellow no topo. E somente no final tu volta a olhar para o teu foco, enquanto deveria ser assim desde o início”.