• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

Oficinas

Informações sobre as oficinas 2019

 
 
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS – 1º ANO AO 5º ANO
 
Atletismo: A Oficina de Atletismo (3º, 4º e 5º anos) procura dar ênfase à parte técnica das provas dessa modalidade através de brincadeiras e atividades lúdicas. Possibilitamos ao aluno desenvolver as capacidades físicas de coordenação, força, agilidade, flexibilidade, resistência através de atividades diversificadas. A partir do 6º ano, o Atletismo não se caracteriza mais como “Oficina” e sim Treinamento, tendo em vista que a Equipe participa ao longo do ano de diversas competições Regionais, Escolares e Estaduais. Nessa etapa, os treinos acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, e o horário deve ser combinado com os professores responsáveis (Caroline Bergonsi e Thiago Dresch), não necessitando de inscrição através dessa ficha.

Coral Infantil Sol, Lá, Sinodal: A voz se aperfeiçoa, o gosto musical se modifica, mas o objetivo de um coro é, principalmente, reunir os colegas e amigos para fazer algo de que se gosta: CANTAR. Além disso, continua promovendo a saúde e a educação vocal, a autoestima, a desinibição e a socialização.

 
Xadrez: O Clube de Xadrez tem por finalidade despertar nos alunos o gosto pelo jogo, além de proporcionar melhora de raciocínio, concentração e atenção. São objetivos da oficina: introdução ao jogo e ao vocabulário, uso de notação e relógio, estudo de aberturas e finais, participação em torneios.

ENSINO FUNDAMENTAL – 6º ANO ao 9º ANO
 

Teatro – INTESI: O Teatro desenvolve potencialidades criativas permitindo ao aluno evoluir a vários níveis na socialização, coordenação, memorização, vocabulário, na percepção, no relacionamento social e muitos outros. O INTESI – Intercâmbio de Teatro da Rede Sinodal de Educação – é um encontro anual que reúne vários grupos de teatro do Ensino Fundamental de escolas da rede com o objetivo de trocar experiências e ampliar a visão cultural do aluno. Essa é uma oficina de montagem de espetáculo! Primeiramente acontece o trabalho como ator/atriz, focando no autoconhecimento, e por fim o ensaio de uma peça ou esquete teatral para apresentação no INTESI. Apenas um dos grupos das oficinas participará deste evento. Esse grupo será escolhido pela professora conforme a dedicação e desenvolvimento dos alunos.

Grupo Vocal e Instrumental De Canto em Canto: A voz se aperfeiçoa, o gosto musical se modifica, mas o objetivo de um coro é, principalmente, reunir os colegas e amigos para fazer algo de que se gosta: CANTAR. Além disso, continua promovendo a saúde e a educação vocal, a autoestima, a desinibição e a socialização. Estudos mostram que cantar e tocar estimulam o cérebro e aumentam a sua capacidade de memorização, alterando inclusive, a potência cerebral. Cantar e tocar em grupo, melhorar a organização, gestão de tempo, ensina a ser perseverante e tolerante. Aumenta o senso de responsabilidade, a autoestima e desinibição no palco.

Conjunto Instrumental Vivace: O conjunto proporciona um momento para a prática e para o crescimento em habilidades musicais. O repertório é variado e apresenta diferentes níveis de dificuldades, a fim de motivar o aluno a desenvolver-se individual e socialmente na música. Participação desse grupo SOMENTE mediante convite, pois é importante que o aluno já tenha participado anteriormente de prática em conjunto instrumental/orquestra ou que tenha um pouco mais de experiência no seu instrumento.

Conjunto Instrumental Fermata: É o conjunto instrumental “preparatório” em que há a oportunidade de tocar peças especialmente adaptadas para o grupo. É necessário que o aluno interessado já tenha tocado o instrumento pelo menos durante um ou dois anos e que converse com seu professor de instrumento sobre o assunto. Haverá um período de teste para averiguar o nível musical do aluno e a possibilidade de participar ativamente do Conjunto.

DNA (Desafio Nacional Acadêmico): DNA, o Desafio Nacional Acadêmico, é o maior desafio de conhecimento realizado pela internet. Grupos de até cinco alunos podem participar de um questionário com 110 questões, de 11 diferentes áreas do conhecimento, e as responder em até 36 horas, podendo utilizar qualquer ferramenta de pesquisa como auxílio.

Robótica – básica: Faça parte da oficina de Robótica e comece a desenvolver habilidades de engenharia e programação através de atividades práticas envolvendo a construção de robôs. Essa atividade é destinada para todos aqueles alunos que não possuem experiência com robótica e estão querendo ingressar no mundo da tecnologia.

Robótica – avançada: Oficina destinada aos alunos que já possuem experiência com robótica e integram a equipe de Robótica do Colégio Sinodal em eventos e competições de nível nacional e internacional. Será feita uma seleção para avaliar os alunos aptos a participarem dessa oficina.

Incubadora de Ideias: A atividade é destinada a todos aqueles alunos que querem um diferencial. Participar e atuar no desenvolvimento de projetos e atividades que terão como objetivo melhorar o dia-a-dia das pessoas, através de soluções criativas e inovadoras é o objetivo da oficina. Aprender conceitos do mercado de trabalho, economia, desenvolvimento de soluções, design thinking, marketing, relações interpessoais e geração de valor, sempre com foco na melhora da qualidade de vida das pessoas é o que desejamos trabalhar. Caso você seja muito bom em tecnologia, design, comunicação, ou tem muita vontade em querer participar dessa revolução, monte seu currículo (vale também nos impressionar de alguma outra forma, seja criativo!) e nos envie. Somente 15 vagas destinadas aos alunos do 9º ano à 3ª série do EM.

Sinomat – Brincando com a Matemática: A importância do estudo da Matemática, tanto para o desenvolvimento do raciocínio lógico como para a ampliação das possíveis ferramentas que se pode utilizar para transformar a realidade em que vivemos, é de conhecimento geral. A oficina de Matemática Sinomat busca motivar os alunos de sexto e sétimo ano para o estudo e ampliação dos conhecimentos matemáticos, proporcionando um momento complementar para observar, refletir, discutir e aplicar saberes matemáticos. Desse modo, a oficina não tem como objetivo nem intenções de transformar-se num reforço de conteúdos de sala de aula. A oficina utilizará práticas envolvendo materiais concretos e desenvolverá projetos para que os alunos percebam que a Matemática não é apenas abstrata e teórica. Atividades como matemágicas, teatro, origami e kirigami, cubo mágico, construção de móbiles e caleidoscópio, além de diversos projetos envolvendo educação financeira, Geometria e curiosidades matemáticas serão desenvolvidas ao longo do ano, sempre com a intenção de proporcionar uma vivência prazerosa com os conhecimentos matemáticos.

Sustentabilidade:  a oficina se propõe a discutir a temática da sustentabilidade a partir de práticas cotidianas, dinâmicas, jogos, filmes e viagens de estudos conduzidos por meio da Educação Ambiental. As atividades também potencializarão o desenvolvimento de múltiplas habilidades necessárias à busca de soluções para os problemas ambientais locais, de modo que essas práticas possam tornar-se hábitos a serem apresentados em Mostras Científicas de diferentes âmbitos.

 
Xadrez: O Clube de Xadrez tem por finalidade despertar nos alunos o gosto pelo jogo, além de proporcionar melhora de raciocínio, concentração e atenção. São objetivos da oficina: introdução ao jogo e ao vocabulário, uso de notação e relógio, estudo de aberturas e finais, participação em torneios.

ENSINO MÉDIO

 

Coral Juvenil: “Viver e não ter a vergonha de ser feliz! Cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz!” O coro juvenil traz na prática do canto a quatro vozes a possibilidade de desenvolver e cuidar da voz, fazer amigos, compartilhar bons momentos estudando um repertório variado, contemplando diferentes períodos e gêneros musicais. Os alunos do Coral têm a oportunidade de participar do Encontro Nacional de Coros, promovido pela Rede Sinodal de Educação. Este evento acontece todos os anos em uma escola da Rede Sinodal diferente e tem a duração de dois dias.

Conjunto Instrumental Fermata: Idem ao Ensino Fundamental.

Conjunto Instrumental Vivace: Idem ao Ensino Fundamental.

DNA (Desafio Nacional Acadêmico): DNA, o Desafio Nacional Acadêmico, é o maior desafio de conhecimento realizado pela internet. Grupos de até cinco alunos podem participar de um questionário com 110 questões, de 11 diferentes áreas do conhecimento, e as responder em até 36 horas, podendo utilizar qualquer ferramenta de pesquisa como auxílio.

Teatro – ATESE: O Teatro desenvolve potencialidades criativas permitindo ao aluno evoluir a vários níveis na socialização, coordenação, memorização, vocabulário, na percepção, no relacionamento social e muitos outros. A ATESE – Amostra de Teatro da Rede Sinodal de Educação – é um evento anual com duração de três dias que reúne vários grupos de teatro do Ensino Médio de escolas da Rede Sinodal de Educação, objetivando a troca de experiências e ampliando a visão cultural do aluno. Esta é uma oficina de montagem de espetáculo! Primeiramente acontece o trabalho como ator (a), focando no autoconhecimento e por fim a escolha e o ensaio de uma peça teatral a ser apresentada na ATESE.

 
 

Robótica – básica e intermediária: Faça parte da oficina de Robótica e comece a desenvolver habilidades de engenharia e programação através de atividades práticas envolvendo a construção de robôs. Esta atividade é destinada para todos aqueles alunos que não possuem experiência com robótica e estão querendo ingressar no mundo da tecnologia.

Robótica – avançada: Oficina destinada aos alunos que já possuem experiência com robótica e integram a equipe de Robótica do Colégio Sinodal em eventos e competições de nível nacional e internacional. Será feita uma seleção para avaliar os alunos aptos a participar desta oficina.

Incubadora de Ideias: Idem ao Ensino Fundamental.

Sustentabilidade: Idem ao Ensino Fundamental.

Xadrez: Idem ao Ensino Fundamental.

Viagens Matemáticas: a oficina trata tópicos de preparação para olimpíadas e algum conteúdo de Matemática mais específico, cujo objetivo é o enriquecimento curricular. As atividades a serem desenvolvidas devem envolver contextos e situações para que os alunos possam rever e/ou aprofundar conceitos e procedimentos matemáticos já estudados, por meio de metodologias diferenciadas e inovadoras como a resolução de problemas, história da Matemática, novas tecnologias e projetos; identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.