• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

O que Educação Financeira e Sustentabilidade têm em comum? Os alunos do 4º Ano já sabem!

Uma das abordagens que integra nosso currículo dos Anos Iniciais é o tema Educação Financeira. Desde cedo, nossos alunos são incentivados a desenvolverem o raciocínio lógico e crítico acerca do tema. Um exemplo disso é uma atividade que as turmas do 4º Ano desenvolveram neste último semestre. 
 
Eles estudaram sobre a importância dos microrganismos, que estão em toda parte e que são extremamente necessários. Aprenderam que alguns podem causar doenças, porém outros são fundamentais para a manutenção da vida no planeta. É o caso dos fungos e bactérias, responsáveis pela decomposição dos resíduos orgânicos. Segundo a Professora Marília Kley, eles fizeram a reflexão sobre o que acontece com todo resto de comida que descartamos em nossas casas e o que aconteceria se não tivesse o processo de decomposição.
 
"Para que os alunos percebessem o processo de decomposição, realizamos na sala de aula o experimento com um pouco de terra e o resto de cascas de bergamota, banana e maçã que sobraram do lanche das crianças. Durante 4 semanas fomos observando esse experimento e por mais estranho e "eca" que parecesse na visão deles, os alunos ficaram surpresos com a "mágica" desse processo fundamental", conta a Professora.
 
Foi então que as turmas voltaram para a questão sobre o que aconteceria se todo o material orgânico produzido ficasse intacto, e sobre o que acontece com todo esses resíduos domiciliares depois de descartados. "Geram custos, geram poluição do ar, do solo e da água. É aí que entramos na Educação Financeira. Uma ação bastante importante que cada um pode fazer e que é simples, é a compostagem", explica Marília. A compostagem é a reciclagem controlada da matéria orgânica, transformada por alguns microrganismos em um composto que pode ser colocado em hortas e jardins evitando, assim, custos com o tratamento desses resíduos e reduzindo a poluição gerada pelo caminhão do lixo.
 
Além disso, os alunos da turma 43, levando em consideração os estudos sobre sustentabilidade e a filosofia dos 5R's, construíram brinquedos feitos de materiais reutilizáveis. Baita oportunidade para explorar a criatividade.