• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

Ano Social na Alemanha é tema de Webinar para alunos da 1ª, 2ª e 3ª Série do EM

O engajamento social e a preocupação com o próximo nunca esteve tão em voga como no momento atual em que vivemos. Pensando nisso e comprometida em oferecer aos alunos uma oportunidade de aula diferente durante a quarentena, a Professora de Alemão, Jordana Konrad, inovou. Reuniu alunos do nível A de Alemão da 1ª, 2ª e 3ª Série do Ensino Médio para participarem de um Webinar com Matheus Hahn Schlickmann, ex-aluno do Instituto Ivoti que está em Bielefeld, na Alemanha, participando do Programa Betheljahr, Ano voluntário organizado pela Instituição Bethel, que seleciona candidatos do mundo inteiro para trabalho voluntário em escolas, creches, Lar de idosos, Lar para portadores de deficiências e hospitais. 
 
A ideia era que Matheus dividisse com os alunos um pouco da sua experiência lá fora com o trabalho social e o quanto o domínio da Língua Alemã facilitou o acesso ao Programa, que recebe alunos recém formados no Ensino Médio. "A Língua Alemã abre inúmeras portas para nossos alunos. Além de poderem concorrer a diferentes bolsas de estudos, é possível envolver-se em trabalhos  como este, apresentado por Matheus, de cunho social, que contribuem de forma significativa na formação dos alunos enquanto cidadãos", argumenta a Professora Jordana.
 
Matheus destaca a experiência de vida, o intercâmbio com pessoas de diferentes países e o desenvolvimento pessoal como os grandes frutos que ele está colhendo desta oportunidade. Com o término do Programa previsto para setembro, ele faz planos de permanecer na Alemanha. "Sempre tive um sonho de ir para a Alemanha e participar do Betheljahr foi a melhor escolha que eu fiz", afirma Matheus, que pretende cursar o Ensino Superior na Alemanha, nas áreas da Engenharia e Design.  
 
Os alunos amaram a experiência, principalmente em poder ouvir o depoimento de um aluno que se aproxima à realidade deles. "Essa vídeo conferência com o Matheus me mostrou mais a fundo diversas possibilidades para se viver e estudar na Alemanha, além de me motivar bastante e trazer mais informações sobre o Betheljahr. Para mim foi muito importante ter participado, pois além de ser algo que eu me interesso bastante, é uma possibilidade de se vivenciar e conhecer melhor o dia a dia e a cultura dos alemães", disse Gabriela Santos, da turma 112.
 
Para Bernardo Bones, da turma 131, o encontro virtual foi um momento bastante enriquecedor e motivador. "Poder conhecer mais sobre a história dele e sobre o projeto social que ele desenvolve foi muito inspirador para mim e me motivou bastante. Me mostrou uma das possibilidades que o estudo da Língua Alemã pode me propcorcionar para a vida, e que toda a dedicação e esforços investidos na Língua Alemã ao longo do Ensino Médio pode nos trazer diferentes oportunidades no futuro", contou Bernardo.
 
Já a aluna Laura Franco Marques, da  turma 122, lembrou que o que mais achou interessante foi o fato de Matheus ser recém formado no Ensino Médio e ter uma realidade bem parecida com os alunos que estudam Língua Alemã no Ensino Médio do Sinodal. "Sempre foi um objetivo conhecer a Alemanha e, pessoalmente, gosto muito de me envolver em projetos voluntários então essa é experiência do Mateus me trouxe um caminho pra seguir, e a questão de ele não ter tido uma realidade muito diferente da nossa aqui no Sinodal, torna um sonho bem possível. Acho que essas oportunidades de ir pra fora do país e contribuir com a população do lugar faz muita diferença. E também com essa conversa nos apresentaram várias oportunidade de “usar” o alemão, continuar aprendendo a língua e maneiras nada impossível de ir pra Alemanha tendo um pouco do domínio da língua", revela ela.
 
 
 
O aluno Carlos Eduardo Klein ainda manisfestou: "Por mais Lives assim, Professora!!" :)