• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

Alunos engajados em ações de voluntariado e de formação de jovens lideranças

Educar para a liderança é um dos motes do Colégio Sinodal. Desde cedo, os alunos da escola são estimulados a participarem de diversas ações que despertem a liderança e também a preocupação com questões sociais. Nas últimas semanas, jovens estudantes das unidades de São Leopoldo e Portão participaram do 25º Encontro Nacional de Liderança Jovem da Rede Sinodal, em Horizontina, no Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann. Além disso, integrantes do Grêmio Estudantil Pastor Rudolfo Saenger (GEPRS), estiveram em Porto Alegre para uma ação de voluntariado CIEC (Centro Infantil Eugênia Conte), na Zona Norte da capital, perto do Porto Seco, em entidade mantida pela IECLB que atende a 300 crianças e adolescentes diariamente.

As crianças de 0 a 6 anos ficam no Ciec em turno integral. De 7 a 13 anos, no turno inverso da escola na qual estudam. E entre 14 a 18 anos recebem curso profissionalizante de padaria. O grupo do GEPRS e supervisionado pelo pastor escolar do Sinodal, Eloir Weber, foi recebido pela psicóloga e coordenadora do Ciec, Leni Leite. Ela ressaltou que a dimensão do cuidado, do carinho e do amor são fundamentais.

A coordenadora afirma que a instituição é um ponto de equilíbrio na vida de muitas crianças e adolescentes. O Ciec é mantido pela comunidade do Salvador, de Porto Alegre, paróquia na qual Eloir Weber atuou 9 anos antes de vir para o Colégio Sinodal.

“O local era muito organizado e muito alegre, conhecemos as turmas e com as crianças de mais ou menos seis anos fizemos uma atividade relacionada a Copa do Mundo em que levamos tintas, giz de cera e folhas para eles representarem a Copa no papel. As crianças são fantásticas. A alegria que transmitem é maravilhosa, são carismáticas e divertidas e estão sempre com um sorriso no rosto”, conta a presidente do GEPRS, Victória Ribeiro. Ela ainda comenta que o Ciec precisa de ações como esta e que o Grêmio se prontificou a ajudar em novas ações futuras. “Estamos planejando voltar outro dia para dar mais alegria ao pátio das crianças, pintando seus brinquedos. É um projeto que começou agora e que tem muita coisa pela frente”, diz a presidente.

A coordenadora do setor de voluntariado do GEPRS, Duda Oliveira, também acompanhou o grupo e relatou importantes experiências. “Fomos recebidos com muitos sorrisos, demonstrando como podemos fazer as crianças felizes com gestos simples”, conta ela.

ENCONTRO

Já no 25º Encontro Nacional de Liderança Jovem da Rede Sinodal estiveram presentes entre 28 e 30 de junho representantes das unidades de São Leopoldo e Portão do Sinodal, também acompanhados pelo pastor escolar, Eloir Weber. Ao todo, 120 estudantes e professores das diversas instituições da Rede Sinodal participaram da atividade. Coordenado pela Pastoral Universitária, teve o professor e catequista Cláudio Giovani Becker como responsável, juntamente com a direção do Centro Tecnológico.

É um encontro que caracteriza-se como espaço de convivência e formação de jovens. Foram abordadas temáticas da liderança juvenil relacionadas ao cotidiano escolar, a confessionalidade Evangélico-Luterana e a participação cidadã e solidária na sociedade, com alunos do 1º ano do Ensino Médio.

 

PROFESSORES

Paralelo ao evento, houve ainda o 1º Encontro Nacional de Professores de Ensino Religiosos da Rede Sinodal de Educação. O objetivo foi de abrir espaço para professores debaterem e socializarem o aspecto celebrativo, curricular e pastoral do Ensino Religioso nas escolas da Rede Sinodal. Além disso, fomentar a reflexão, o diálogo e o compartilhamento de práticas, experiências e propostas.