• Avenida Doutor Mário Sperb, 874 - Morro do Espelho
  • (51) 3592-1584
  • sinodal@sinodal.com.br

Alunos do Sinodal participam do UFRGS MUNDI, maior simulação da ONU para Ensino Médio da região sul do Brasil

No último final de semana, dias 05 e 06 de outubro, alunos das unidades do Colégio Sinodal de Portão e São Leopoldo, participaram do UFRGS MUNDI, em Porto Alegre. O evento é um projeto de simulação da Organização das Nações Unidas, voltado a alunos do Ensino Médio de todo o Rio Grande do Sul. Os estudantes que participaram do UFRGS MUNDI são integrantes do Grupo de Debates do Sinodal, coordenado pelo professor de História e Geografia, Roberto Poletto. 
 
Eles participaram das seguintes simulações: Assembleia Geral das Nações Unidas, Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, Conselho de Segurança das Nações Unidas de 1994 (A situação de Ruanda), Assembleia do Fundo Monetário Internacional de 1986 (Renegociação  das dívidas externas dos países latino- americanos) e Organização para a Cooperação Islâmica.
 
Uma experiência e tanto, que marcou de diferentes formas cada um deles.  "A experiência de participar do UFRGS MUNDI foi extremamente enriquecedora, pois nos fez discutir sobre temas importantíssimos, como a questão do conflito em Ruanda, onde participei como diplomata representante da Nigéria. Foram dois dias de intensa imersão no universo das relações internacionais, possibilitando um crescimento não só pessoa, ao exercitar nossa capacidade de expressar os interesses das delegações representadas, mas também intelectual ao exigir de nós um estudo a respeito de temas latentes, que afetam diretamente a conjuntura internacional. Sou grata pela oportunidade de participar de um evento tão relevante como esse", revela Helena Fernandes de Azevedo, da turma 132.
 
Já para Rodrigo Schmidt, da turma 122, o evento foi uma possibilidade de aprendizado enorme. "Pude entender como diversos setores da ONU funcionam e como isso influencia a minha vida. O comitê que participei foi o FMI; pude entender a complexidade da elaboração de projetos econômicos. Uma experiência inesquecível", comemorou ele.
 
Segundo Poletto, o UFRGS MUNDI é um evento brilhante, coerente com as demandas da sociedade atual. "Expor os alunos ao debate, sob  pontos de vista dos mais diversos, amplia a capacidade de discutir ideias com respeito à diversidade do mundo contemporâneo. Além disso, o evento permite aos alunos trocarem experiências com estudantes da rede pública e privada de todo o estado e começar a vivenciar o espaço universitário, onde em breve estarão como alunos.