• Rua Porto Alegre, 366, Bairro Estação, Portão
  • (51) 3562-5573
  • portao@sinodal.com.br

Sinodal recebe placa PASCH de Escolas: uma parceria para o futuro, em cerimônia marcada pela presença do Cônsul da Alemanha em Porto Alegre, Dr. Robert Strnadl

Uma cerimônia com representantes do Conselho Escolar, do Círculo de Pais e Professores (CPP), Rede Sinodal e Poder Público, além de alunos, pais e professores marcou a entrega oficial da placa PASCH de “Escolas: uma parceria para o futuro” ao Colégio Sinodal, pelas mãos do Cônsul da Alemanha em Porto Alegre, Dr. Robert Strnadl, e da Representante do Departamento de Ensino de Língua Alemã no Exterior, Catrin Beguhl. A entrega dos Diplomas aos 8 estudantes aprovados nos Exames de Proficiência de Língua Alemã que atingiram o nível B1, realizados em 2018 também foi um ponto alto do evento, que recebeu apresentações musicais dos alunos do grupo de violino, do 1º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
 
 
A placa é concedida pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha e reconhece o Colégio Sinodal como novo integrante do grupo de escolas no país a aplicar a prova de proficiência DSD.  No Brasil, apenas 44 escolas são reconhecidas como Schulen: Partner der Zukunft. Entre outros benefícios, a iniciativa PASCH oferece formação continuada para estudantes e professores, a fim de preparar os jovens para um curso universitário na Alemanha ou para a sua qualificação profissional.
 
 
 
O Sinodal possui 47% de aprovação nos exames de proficiência. “Nossa expectativa é melhorarmos essa meta em 10% por ano, para em 3 anos chegarmos a 70% de aprovação. Desde a nossa fundação, em 1936, o alemão sempre esteve em destaque do ensino infantil ao médio. Além de língua comercial, também é cultural e de uma valia muito grande”, enfatiza o Diretor Geral Ivan Renner. Ele reforça que o reconhecimento com o selo PASCH representa muito para o Colégio Sinodal, pois é a ampliação de um caminho que já estava aberto desde a fundação da instituição. “Agora de forma mais intensa para alcançar o nível B1 do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas. Isso abre portas para nossos alunos, como a possibilidade de fazer uma faculdade pública na Alemanha", comemora o Diretor Geral.
 
 
O Cônsul da Alemanha em Porto Alegre, Dr. Robert Strnadl, parabenizou o Sinodal por alcançar o selo PASCH e reforçou que a condecoração abre muitas possibilidades para o Colégio. Mas, principalmente, para os alunos. “Este é um reconhecimento oficial de um outro país para a Instituição e que abre inúmeras possibilidades, como o Studienkolleg (denominação dada ao ano preparatório que alunos estrangeiros precisam frequentar para, posteriormente, poder estudar em uma universidade alemã) e também a possibilidade de se candidatar a um emprego na Alemanha”, enfatiza o Cônsul.
 
 
Já Catrin Beghul, Representante do Departamento de Ensino de Língua Alemã no Exterior, enalteceu a organização do Colégio Sinodal para com a cerimônia da entrega da placa PASCH e a hospitalidade em recebê-los. “Isso mostra a importância que a Língua Alemã tem para vocês”. Ela ainda parabenizou a escola, os professores e os pais pelo incentivo aos alunos que alcançaram ontem o Diploma de nível 1 de proficiência. “Tenham foco em seus objetivos e dominem o mundo”, motivou Catrin.
 
 
A coordenadora de Língua Alemã do Sinodal, Jordana Konrad, enalteceu os alunos diplomados. “São alunos muito especiais, que se dedicaram muito para alcançar esse Diploma. Isso não seria possível sem a ajuda dos pais e da escola”, lembrou ela.
 
 
“O selo PASCH é uma oportunidade excelente para os estudantes e um marco na história do Colégio. Esse reconhecimento veio pelo trabalho consistente realizado e pelos bons resultados obtidos pelos alunos. Valorizamos muito podermos ensinar 3 línguas”, concluí a Coordenadora Pedagógica do Colégio Sinodal, Merlinde Piening-Kohl, fazendo referência às línguas alemã, inglês e espanhol. 
 
 
A cerimônia foi conduzida de forma brilhante pelos alunos do Ensino Médio, Henrique Zimmermann, da 2ª Série, e Camilla Mattos, da 1ª Série do Ensino Médio.
 
 
Apresentações musicais dos alunos do grupo de violino, do 1º Ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio
 
 
 
 
 
Ivan Renner condiziu o Cônsul da Alemanha em Porto Alegre e a Representante do Departamento de Ensino de Língua Alemã no Exterior em um passeio pelas instalações do Sinodal