A escola oferece oportunidades de conhecimento da língua estrangeira para além da sala de aula. Inglês, Espanhol e Alemão são vividos na prática através de intercâmbios para o Canadá, Argentina e Alemanha.
Alemanha
Terra de Johann Sebastian Bach, do poeta Johann Wolfgang von Goethe, dos filósofos Nietzsche e Karl Marx e de tantos outros nomes que fizeram história, a Alemanha é um dos países com melhor estrutura para receber intercambistas e está entre os 10 destinos preferidos dos estudantes, segundo dados da Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais. No Colégio Sinodal, os alunos vão poder conferir isso de perto. A partir de janeiro de 2015, a escola vai oferecer uma viagem de estudos para a Alemanha com duração de cinco semanas. O intercâmbio, promovido pela agência de viagens DMTur, leva os alunos para a cidade de Freiburg, localizada entre as fronteiras da França e da Suíça.
Eles terão aulas de alemão em um Centro de Língua Alemã, ficarão em casas de família e vão ter a oportunidade de conhecer a história e a cultura do país. Segundo o diretor, o intercâmbio é um sonho antigo. “Isso é internacionalização. A experiência da viagem traz não só o aprendizado da língua estrangeira, mas o ensino para a vida”, afirma Renner, salientando que os programas de intercâmbio, que já contam com viagens para Argentina e Canadá, existem na escola desde os anos 90.
Canadá
Desde fevereiro de 2007, o Colégio Sinodal oferece um intercâmbio no Canadá, com o objetivo de aperfeiçoar os conhecimentos linguísticos em inglês, bem como para obter conhecimento do espaço geográfico e cultural em interação com os habitantes canadenses. A viagem acontece em dois momentos:
-
Julho – Os alunos participam do Columbia International College, uma das maiores escolas de ensino médio particular no Canadá. Os programas de intercâmbio da escola, como o Summer Camp, recebem anualmente 1.700 estudantes internacionais de 70 países. O objetivo é fazer do período de férias um momento de estudo e aprendizagem do inglês como segunda língua, além de oportunizar o contato com a cultura canadense. No Sinodal, a Strive, agência de serviços de viagem, representa e organiza o intercâmbio para o Columbia. Mais informações: Columbia International College.
-
Janeiro – Os alunos participam do intercâmbio “Canadá – GEOS/Ottawa”, destinado para a 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. A viagem é promovida pela GEOS Language Academy – Global Educational Opportunities and Services, de Ottawa. Durante um mês, os estudantes recebem aulas de inglês e aprendem a respeito da cultura do país. Eles são hospedados em casas de famílias e hotéis e ainda participam de atividades culturais, como hockey e snowboarding. Mais informações: GEOS Language Academy.
Argentina
Durante o recesso escolar no Brasil, os alunos do Sinodal podem participar de um intercâmbio para Córdoba, na Argentina. Eles estudam no Instituto Nuevo Milenio e conhecem a cultura e a história do país através da culinária, dos hábitos dos cordobenses, dos espetáculos de rua e das visitas às igrejas e museus. No segundo semestre, os alunos do instituto realizam o intercâmbio no Sinodal, compartilhando as experiências. Mais informações: Instituto Nuevo Milenio.