Escola. O que isso significa? Um espaço de vivências, de ensino, de educação. Mas o que mais? De formação cidadã, sim, afinal, a escola é responsável, juntamente com a família, por ajudar o aluno a constituir-se como cidadão, munido de valores que contribuirão para uma sociedade melhor.
Foi em meados de 1886 que o Sínodo Rio-Grandense, entidade composta por imigrantes e descendentes que cultivavam a religião evangélico luterana, começa a pensar a escola como um espaço em que pudesse ser oferecida a formação integral. Surgem então as escolas confessionais, com autonomia nos seus processos pedagógicos e administrativos; e formadoras, visando à formação integral do ser humano, preparando os alunos para exercer a liderança na sua comunidade. Anos depois, em maio de 1936, surge uma das primeiras escolas desta Rede Sinodal: o Centro de Ensino Médio Sinodal.
Hoje a escola tem duas unidades de ensino: Colégio Sinodal – São Leopoldo e Colégio Sinodal – Portão, mantidas pela Instituição Sinodal de Assistência de Educação e Cultura – ISAEC, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB.
Formação e transformação. Nossos princípios filosóficos e pedagógicos fundamentam uma educação que desenvolve o senso crítico, a honestidade e a responsabilidade, desafiando a criatividade, valorizando a liberdade de expressão com respeito e civilidade, a sensibilidade, a autonomia, o espírito de independência, o raciocínio lógico e o amor pela natureza. Desta maneira, o Sinodal busca formar indivíduos que tenham uma participação construtiva na sociedade tanto no presente, enquanto cidadãos mirins e juvenis, quanto, e principalmente, no futuro, como cidadãos emancipados.
A Unidade de Ensino Colégio Sinodal – São Leopoldo ocupa um espaço nobre na área do Morro do Espelho, próximo ao centro de São Leopoldo. A beleza natural do local e a constante preservação e valorização da fauna e da flora são fundamentais para que todos se sintam bem no local. O espaço escolar é amplo, as salas são arejadas e bem iluminadas, perfeitamente adequadas a uma produtiva aprendizagem. .
A Unidade de Ensino Colégio Sinodal – Portão dispõe de uma ampla área de 1,3 ha próximo ao centro da cidade de Portão. Vale ressaltar a boa estrutura, a beleza arquitetônica do prédio e o cuidado que a instituição teve em valorizar a iluminação natural em todas as salas de aulas.
A linha pedagógica do Centro de Ensino Médio Sinodal, a partir dos pressupostos teóricos que a sustentam, opta por uma ação educativa de cunho sociointeracionista, que se dá, na construção do conhecimento, através de relações significativas entre professor/aluno e aluno/aluno e que prioriza a criatividade, o raciocínio lógico, a liberdade de expressão, o senso crítico, a sensibilidade, a liderança, a autonomia, a solidariedade e o espírito cristão.
A extensão da marca Sinodal chega até o município de Portão em 2008, para atender aos alunos da região do Vale do Sinos e Caí que buscavam alternativas de ensino de qualidade e excelência. Assim, a unidade oferece todas as possibilidades curriculares já existentes em São Leopoldo e traz ofertas inovadoras. A escola é uma das únicas da região a oferecer o Curso Técnico em Meio Ambiente, impulsionando seus alunos no mercado de trabalho e formando profissionais capacitados para atendê-lo.
"Adoro estudar no Sinodal por causa das oficinas que a escola nos oferece. Além das aulas normais, eu ainda estudo Alemão e faço também Dança, Atletismo e Coral. Todos os professores ajudam bastante a gente."
-Manuela Ludwig München (6° Ano EF)